A intervenção provocava um questionamento sobre os problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos.
Formada por uma réplica de carruagem imperial e quatro cavalos esculpidos em escala real, a intervenção foi instalada a mais de 30 metros de altura sobre a ponte Octávio Frias de Oliveira na marginal Pinheiros, em São Paulo.
A obra comparava a velocidade média de deslocamento de um carro no trânsito paulistano, durante o horário de pico, com a velocidade de uma carruagem nos tempos do Império quando o asfalto sequer existia. Ambos se movimentam a lentos 20 quilômetros por hora.
Carruagem se apropriava da arquitetura considerada o novo cartão-postal de São Paulo para denunciar a transformação da paisagem urbana com a mesma política retrógada de uso do carro.
Durante a exposição, Srur desafiou Ingo Hoffmann – o maior piloto brasileiro de Stock Car da história – para uma corrida inusitada. O artista conduzia uma carruagem puxada por um cavalo lusitano na ciclovia às margens do rio Pinheiros. E Hoffmann pilotava um carro esportivo na pista expressa da marginal. O resultado foi um empate técnico.
Para Srur: “Não precisamos de mais concreto na paisagem.Precisamos de ideias inovadoras que transformem a nossa forma de locomover na cidade.”
Ferro, madeira, resina, tinta automotiva, manequim e couro
2,50 x 10 x 3 m
Foto: Rogério Canella